quarta-feira, abril 20, 2011

RESILIÊNCIA: A ARTE DE RECLAMAR MENOS E AGRADECER MAIS

- transcrito do blog da
Igreja Presbiteriana Central
de Garanhuns, Pernambuco -
- Rev. Inaldo Peixoto -

"Entrega teus caminhos ao Senhor, confia Nele e o mais Ele fará"

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso que ocupe o vosso pensamento”. Fp.4:8

- Uma palavra que me tem falado muito ao coração é resiliência. Obviamente quando analisamos o significado de tal expressão, percebemos o quão importante é “ser resiliente”.

- Resiliência significa, “capacidade de se esticar, assumir formas e contornos para manter sua integridade. Preservar sua anatomia, manter sua essência”.

- Resiliência é frequentemente atribuída a processos que explicam a “superação”de crises e adversidades. Um pensamento que produz uma reflexão resiliente é: “do passado lembrar, do presente ousar e do futuro sonhar”. Quero refletir sobre tal pensamento no que diz respeito a nossa vida.

1 – Do passado LEMBRAR -  Quando olhamos para o passado da nossa vida, certamente temos muitas lutas, muitas vitórias porque Deus nos abençoou e nós vencemos. A vida tem uma dicotomia: Enfrentamos tristezas e alegrias, vitorias e derrotas. Mas, em meio a tudo devemos concentrar a nossa mente nas bênçãos. Porque grandes coisas fez o Senhor por nós por isso estamos alegres.

2 – Do presente OUSAR -  Esse é o nosso presente é hora de agradecer e louvar a Deus pelas copiosas bênçãos que Ele tem derramado sobre nós. É hora de afirmar como o profeta Samuel: Ebenézer “Até aqui nos ajudou o Senhor”. É momento de viver intensamente e discernir, pois, a vida é tão breve como as gotas de orvalho que cintilam na mais bela manhã e se dissipam aos primeiros raios do sol. Por ser brevíssima e belíssima a vida, deveríamos viver cada suspiro existencial como um momento eterno.

3 – Do futuro SONHAR É bom sonhar, convém sonhar. Não podemos desistir dos nossos sonhos, pois os sonhos acalentam a alma e alimentam o nosso viver. Não sou o Martin Luther King, mas tive um sonho. Sonhei com uma sociedade em que efetivamente não houvessem diferenças entre negros, brancos, índios, pobres, ricos, homens e mulheres. Para isso é preciso semear a boa semente da Palavra de Deus, crendo que o Senhor vai abençoar a nossa nação.

CONCLUINDO -   Deus nos dê a graça de sermos resilientes e que possamos concentrar a nossa mente “em tudo que é verdadeiro, tudo que é amável e tudo que é justo”, a exemplo do apóstolo Paulo, e que o Trino Deus continue operando em nossos corações nos dando motivação para desempenharmos as funções que Ele nos confiou. A Deus, toda glória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário