quarta-feira, novembro 13, 2013

- Socorro ! MEU FILHO É ADOLESCENTE ! E agora ? -

- by Rev. Moura Gonçalves -

Os adolescentes são crianças em transição. Eles não são jovens adultos. Suas necessidades, inclusive as emocionais, são infantis. Um dos erros mais comuns dos pais, professores e outros, com respeito aos adolescentes, é considerá-los como pequenos adultos.

E não são poucos os pais que, hoje em dia, negligenciam as necessidades infantis de seus filhos adolescentes. AMOR e ACEITAÇÃO estão na linha da frente das necessidades que eles têm. Saberem que estão sendo cuidados(1) E saberem que alguém realmente gosta deles, que alguém REALMENTE os ama(2), vêm logo a seguir.
___________________________________________________

Veja que estamos falando de coisas distintas:

1  -  de  ALGUÉM  os  amar;

( . . . e  de  eles  SABEREM  que  . . .  )

2   -  . . .  ( REALMENTE )  ALGUÉM  OS  AMA.

__________________________________________


Surgem vários tipos de sentimentos ruins no adolescente quando ele "chega à conclusão" que ninguém se interessa realmente por ele: auto-depreciação, desesperança, inutilidade, baixa auto-estima. Em quadros de  avançado desequilíbrio familiar, se não forem tomadas providências, há  OU  haverá  fortes  probabilidades de o adolescente chegar a evidenciar sintomas de instabilidades psíquicas (doenças mentais), ou físicas, ou dos dois tipos (doenças psico-somáticas).  Pode acontecer um adolescente pode ser maior(fisicamente), mais esperto, mais forte, ou em outros aspectos, superior a seus pais e muitas outras pessoas - entre aquelas que constituem seu círculo de amizades -  mas, emocionalmente, ele sente-se inseguro, pequeno e fraco. Aqui, como pais e educadores, frequentemente esquecemos que o adolescente continua tendo a necessidade de sentir-se amado e aceito por todos (especialmente  pelos pais, é óbvio). Entretanto, DEVO DEIXAR CLARO que esta necessidade, de resto, acompanha as pessoas de todas as idades (escrevo sobre isto mais abaixo). Sem essa segurança valiosa, de amor e aceitação dos pais - especialmente deles ! -  é quase certo que não alcançará seu potencial. Não será melhor, nem fará o melhor que pode fazer. Não buscará ir sempre mais além !

NÃO PRECISA SER OBRIGATORIAMENTE ASSIM; NÃO DEVE SER ASSIM ! Os pais ou encarregados de educação dos adolescentes devem tomar providências URGENTES !

COMO  AJUDAR  O
SEU  FILHO  ADOLESCENTE ?

1  -  AI  - Amor  Incondicional
O fundamento básico para uma relação com seu filho adolescente é o amor incondicional. Só este tipo de amor pode impedir problemas como ressentimento, culpa, medo ou a insegurança . . . os quais têm origem  quando se sentem indesejados (ou então, não somente "se sentem indesejados" como têm provas de que são indesejados, o que é, logicamente,  muitíssimo pior !).  Há no ser humano uma necessidade intrínseca (íntima, profunda), e ela diz respeito ao senso de "pertença", ser aceito. Precisamos e gostamos de "nos encaixar", "ter nosso lugar" num contexto de atribuição de valor, honra e admiração. É isto um dos pontos altos da vida íntima com Cristo: Ele nos dá este senso/realidade de pertencer, ser amado, pertencer à Sua família. Inspirados nesta verdade teológica, doutrinária,  AMAR INCONDICIONALMENTE  um adolescente significa amá-lo "apesar de tudo": amá-lo apesar da aparência, amá-lo apesar dos seus pontos negativos e defeitos, amá-lo apesar da sua maneira de agir, amá-lo apesar do histórico escolar, amá-lo apesar de ...  Isto não significa que você sempre goste do comportamento dele. Mas amar incondicionalmente seu filho(a) adolescente significa que você ama mesmo quando detesta seu comportamento. Não, meus amigos ... não é fácil ! 

2  -  D A C  -  Dar  Atenção  Concentrada
Dar atenção concentrada a seu adolescente exige tempo; por vezes, muito tempo mesmo ! Pode significar dar a seu filho atenção concentrada quando você preferiria fazer qualquer outra coisa. Existem ocasiões em que a adolescente precisa desesperadamente de atenção concentrada, exatamente quando seus pais se sentem menos inclinados a dá-la. Atenção concentrada significa dar a seu adolescente completa atenção, não dividida, de modo que ele se sinta realmente amado, que saiba ser tão valioso que merece a sua vigilância, apreciação e consideração incondicional. Atenção concentrada faz com que o adolescente se sinta a pessoa mais importante do mundo de seus pais.

3  -  CVF  -  Contacto  Visual  e  Físico
Quando a criança chega à adolescência, precisa da afirmação (demonstrada, evidente, prática), confirmada, re-confirmada  e continuada, dos pais, de que é amada e aceita. O contato físico (o gesto, o toque, o abraço, o beijo) e visual ( o aceno positivo de incentivo, o sorriso ...) são excelentes maneiras de os pais confirmarem o amor que  sentem pelo filho. Ainda que o filho não esteja com disposição para comunicar-se, o contato físico pode ser um meio de transmitir amor a ele.

Pode acontecer que algumas vezes seu filho venha a aceitar o contato físico. Mas não será sempre assim. Algumas vezes ele vai aceitar. Nessas horas de aceitação (ainda que "inconsciente", "distraída"), você pode proporcionar contato físico quando a atenção dele estiver dirigida a outra coisa, de modo que não perceba o imediata e conscientemente o toque. Mesmo que ele não tenha percepção de seu toque, do seu afago... ainda assim, tudo está sendo gravado no "hard-drive" do sub-consciente. Quando você menos esperar, vai receber  o resultado bom de seu investimento e persistência de amor. O objectivo é ajudar seu filho a seguir o seguinte raciocínio e verdade : "MEUS PAIS ME AMAM E SE IMPOTAM COMIGO, mesmo quando relacionar-me com eles é difícil para mim; eles me amam, apesar de eu ...". 

Criança ou o adolescente que cresce num lar em que os pais usam contacto visual e físico irão sentir-se à vontade consigo mesmos e com outras pessoas. Serão descomplexadas. Extrovertidas. Seguras e humildes em seu procedimento.
4  -  AE  -  Ajuda  Espiritual
A geração de adolescentes em nossos dias é muitas vezes chamada de "geração apática". Muitos deles são realmente apáticos, em especial no que se refere ao futuro. Quantos desses jovens que são a esperança futura de nosso país carecem da vitalidade, vivacidade e entusiasmo que tanto gostamos de ver.

Penso que um dos principais motivos que tem contribuído para que os adolescentes não tenham atitudes positivas é que os adultos não estão transmitindo a eles determinação, esperança e encorajamento necessário para enfrentar o futuro.

Uma das maiores solicitações dos adolescentes, hoje, é que os pais lhes forneçam sistemas de valores éticos e morais para guiá-los, para que eles saibam que rumo seguir em sua vida. Daí a necessidade da orientação espiritual, que vai orientar o adolescente no mundo de hoje.
_______________________________________

Como  os  pais  podem
preparar  seus  filhos  no  terreno  espiritual  ?
As instruções e atividades religiosas organizadas são extremamente importantes para uma criança ou adolescente em desenvolvimento. Todavia, nada exerce maior influência sobre o adolescente do que o seu lar e aquilo que é exposto nele.

Os  pais  precisam  envolver-se  ativamente
no  crescimento  espiritual  do  adolescente.  Como  ?O adolescente deve aprender pelo exemplo como perdoar e como pedir perdão, tanto a Deus como a outras pessoas. E eles só poderão aprender se os pais, em primeiro lugar, manifestarem perdão. Os pais devem ensinar aos filhos assuntos espirituais.
 Os pais devem compartilhar suas próprias experiências espirituais.
 Os pais devem ser um exemplo de perdão –

P e n s a m e n t o :
"Uma criança provavelmente não encontrará um pai em Deus, a não ser que encontre algo de Deus em seu próprio pai". - Glen Wheeler

A esperança cristã não depende do que o mundo nos faça. Ela depende daquilo que fazemos no mundo, enquanto aqui vivemos segundo a graça de Deus.

P.S - Aceita-se como regra geral, tecnicamente , que  a  adolescência vai  até  aos  19  anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário