segunda-feira, janeiro 04, 2010

- Gente que fez muito bem ao Povo de Deus - (2)

JETRO
-  SACERDOTE  DE  MIDIÃ -

JETRO também chamado de Reuel, era sacerdote de Midiã e proprietário de um grande rebanho de ovelhas. Certa feita recebeu um rapaz, o qual veio das bandas do Egito e, devido à sua bravura por defender suas filhas de alguns homens maus, logo lhe concedeu emprego, como pastor de ovelhas.

Talvez Jetro não soubesse, mas o rapaz que ele abrigou era fugitivo do Egito, pois havia matado um egípcio e ocultado o cadáver (Ex 2.11-14).
O nome desse rapaz era Moisés. Algum tempo depois ele veio a se casar com Zípora, uma das sete filhas de Jetro (Ex 2.16-21). Mas o casamento sofreria uma ruptura;o episódio girou à volta de Moisés ter circuncidado o seu filho Gérson. Por esta razão, Zípora o chamou de “homem sanguinário” e desistiu de viver maritalmente com Moisés (Ex 4.24-26).


O tempo se passou. Moisés estava agora como o grande líder do povo de Israel, que havia saído da escravidão do Egito, atravessado o Mar Vermelho e andava pelos caminhos do Deserto do Negueb, região próxima ao Monte Sinai, cuja localização é oposta à região de Midiã, onde morava e cultuava o sacerdote Jetro. Do lado de Midiã, o monte se chamava Horebe (Ex 3). Do lado do deserto do Negueb, o mesmo monte se chamava Sinai (Ex 20).

Sabendo que Moisés estava passando por ali, Jetro resolveu lhe fazer uma visita e levar de volta a mulher que o tinha abandonado (Ex 18.1-4). Moisés os recebe e os trata muito bem, reconhecendo a autoridade do velho Jetro.
Acontece que Jetro observou uma coisa muito estranha: seu genro Moisés trabalhava de modo sobre-humano para, sozinho, atender todo o povo com suas questões e resolvesse os seus problemas. Abismado com a situação que viu, Jetro procurou Moisés e lhe ofereceu conselhos de como liderar e organizar o povo (Ex 18.13-18). Moisés acatou com humildade as orientações do seu sogro (Ex 18.19-23) e logo procurou implementar as mudanças dentro do seu estilo de liderança (Ex 18.24-26). Foi um grande sucesso!

É importante observar que Jetro não ficou a vida toda com Moisés. Chegou uma hora em que Moisés precisou caminhar sozinho com o seu povo e pediu que Jetro fosse embora, voltando à sua terra e para o povo dele (Ex 18.27). Depois disso não temos mais nenhuma informação sobre Jetro. Ao que parece, ele não mandou ninguém do seu povo para espiar o que Moisés estava fazendo e como ele estava se saindo diante do povo de Deus.

Jetro soube a hora de chegar e a hora de sair. A boa liderança e os bons conselheiros são aqueles que sabem a hora de começar e a hora de se retirar do processo. Jetro foi um homem que contribuiu para melhorar o povo de Deus.

Até hoje o seu modelo de liderança, ensinado a Moisés, é recomendado por mestre de liderança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário