segunda-feira, janeiro 04, 2010

- Gente que fez muito bem ao Povo de Deus - (3)

GAMALIEL – MESTRE E DOUTOR DA LEI

GAMALIEL era um nome muito conhecido entre a elite da Palestina do século primeiro, e venerado por todo o povo. Até mesmo o Apóstolo Paulo, um dos líderes mais aclamados e respeitados do Cristianismo, foi aluno desse renomado professor (At 22.3). Isso, por si só, já seria suficiente o bastante para credenciar este homem chamado Gamaliel.

Mas o que foi que este home realizou de tão importante, além de ser professor de Paulo de Tarso?

Vamos aos fatos.
Numa época de grande perseguição, as autoridades judaicas procuravam um meio de fazer as autoridades romanas silenciarem a voz dos primeiros cristãos. Utilizavam todo o aparato da organização do Templo para pressionar os poderes de Roma contra a Igreja de Cristo, em Jerusalém. A raiva dos judeus aumentou ainda mais, quando o Apóstolo Pedro os confrontou, perguntando se devia obedecer a Deus ou aos homens (At 5.29).

Os judeus já estavam deliberando para matar os discípulos de Jesus. Neste ambiente, eis que surgiu um sábio para aconselhar o Conselho. "...Mas, levantando-se no conselho um certo fariseu, chamado Gamaliel, doutor da lei, venerado por todo o povo, mandou que por um pouco levassem para fora os apóstolos; e disse-lhes: Homens israelitas, acautelai-vos a respeito do que haveis de fazer a estes homens, porque antes destes dias levantou-se Teudas, dizendo ser alguém; a este se ajuntou o número de uns quatrocentos homens; o qual foi morto, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos e reduzidos a nada. Depois deste levantou-se Judas, o galileu, nos dias do alistamento, e levou muito povo após si; mas também este pereceu, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos. E agora digo-vos: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque, se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará, mas, se é de Deus, não podereis desfazê-la; para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus. E concordaram com ele (At 5.34-40).

Foi a palavra desse homem, usado e ousado por Deus, sem dúvida alguma, que fez com que os cristãos fossem libertos da prisão e continuassem a obra de pregação do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Se o Evangelho sobreviveu à perseguição da elite religiosa do Judaísmo e chegou até nós, devemos este fato à observação de um judeu, fariseu, doutor da Lei e grande sábio em conselhos, chamado Gamaliel.

É razoável acreditar que os cristãos da Igreja Primitiva tivessem por Gamaliel a mesma consideração que tinham por Nicodemos – doutor da Lei que recebeu Jesus para uma entrevista durante a noite (Jo 3), e que depois ajudou no sepultamento de Jesus (Jo 19.39); por José de Arimatéia – senador que emprestou, para o enterro de Jesus, o túmulo que ficava no jardim de sua casa (Mt 27-57-60; Mc 15.43; Lc 23.49-53; Jo 19.38); e por Simão Cireneu – aquele agricultor que ajudou Nosso Senhor Jesus Cristo a levar a cruz até ao Monte do Calvário (Mt 27.32; Mc 15.21; Lc 23.26).

Na verdade, não sabemos, biblicamente, que Gamaliel tenha se convertido ao Cristianismo. Mas ele receberá o seu galardão pelo fato de ter protegido os discípulos do Senhor (Mt 10.42).

Nenhum comentário:

Postar um comentário