segunda-feira, janeiro 04, 2010

- A (tristemente) "famosa" DOUTRINA DE BALAÃO -

“Por conselho de Balaão, estas mulheres deram ocasião aos filhos de Israel de prevaricar”... - Nm 31:16

Balaão foi uma conhecida figura do Antigo Testamento. Um profeta que mantinha uma fachada externa de espiritualidade para encobrir uma vida interna permeada por motivações enganosas.

Veja a radiografia deste personagem:


1. Abençoou a Israel três vezes, contrariando a vontade de Balaque: “Então, a ira de Balaque se acendeu contra Balaão, e bateu ele as suas palmas. Disse Balaque a Balaão: Chamei-te para amaldiçoares os meus inimigos; porém, agora, já três vezes, somente os abençoastes” (Nm 24:10).

2. Obedeceu ao mandado do Senhor: "Ainda que Balaque me desse a sua casa cheia de prata e ouro, não poderia traspassar o mandato do Senhor, fazendo de mim mesmo bem ou o mal; o que o Senhor falar, isso farei ? - Nm 24:13

3. Abdicou das recompensas oferecidas por Balaque: “Agora, pois, vai-te embora para tua casa; eu dissera que te cumularia de honras; mas eis que o Senhor te privou delas” (Nm 24:11).

4. Profetizou sobre a vinda do Messias: “Vê-lo-ei, mas agora não; contemplá-lo-ei, mas não de perto; uma estrela procederá de Jacó, de Israel subirá um cetro que ferirá as têmporas de Moabe e destruirá todos os filhos de Sete” (Nm 24:17).

Balaão foi um homem "disposto a obedecer a Deus", desde que disso pudesse tirar algum proveito pessoal. Essa mistura de valores levou-o a este conselho (heb etsah) que fez o povo de Israel prevaricar (Nm 31:16) e logo depois ele morreu, em Moabe, seduzido pelas riquezas daquela cidade.

O apóstolo Pedro, na sua segunda carta, inclui Balaão como os falsos mestres que estão no nosso meio; como fontes sem água: “Abandonando o reto caminho, seguindo pelo caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça (recebeu, porém, castigo da sua transgressão, a saber, um mudo animal de carga, falando com voz humana, refreou a insensatez do profeta)” (2 Pe 2:15,16).

“Tenho, todavia, contra ti algumas coisas, pois que tens aí os que sustentam a doutrina de Balaão, o qual ensinava a Balaque a armar ciladas diante dos filhos de Israel para comerem coisas sacrificadas aos ídolos e praticarem prostituição”... (Ap 2:14)

Acautelai-vos dos falsos profetas... (Mt 7:15a).

Nenhum comentário:

Postar um comentário