quarta-feira, janeiro 06, 2010

- - História e significado do nome HEBRON - -

Hebron é a cidade mais alta da Palestina (927 metros acima do Mediterrâneo, 30,5 Km a sul-sudoeste de Jerusalém). Abraão viveu em suas proximidades por períodos consideráveis depois de ter comprado dos “filhos de Hete” (hititas) o campo de Mac-pela, para ali construir o sepulcro da família, conforme Gênesis 23.

Foram sepultados em Hebron o próprio Abraão, sua esposa Sara, Isaac e Rebeca, Jacó e Lia (Gênesis 49:31 e 50:13). Segundo Flávio Josefo, historiador judeu, os filhos de Jacó, com exceção de José, foram sepultados ali também.

O local tradicional do sepulcro dos patriarcas ficava dentro do grande HARAN el-Halil, significando “o cercado do Amigo”, ou “o cercado de Abraão”.

Os doze espias enviados para espiar a terra de Canaã, andaram também por Hebron. A própria cidade de Hebron e redondezas foram conquistados por Calebe, e a ele foram dados por herança (Js 14:12; 15:13 Jz 1:10, 20).

Foi em Hebron que Davi foi ungido Rei de Judá (2 Sm 2:4) e dois anos mais tarde rei de Israel (2 Sm 5:3). Hebron foi a capital do reino durante sete anos e meio.

Depois do cativeiro na Babilônia, HEBRON era o local preferido pelos que retornavam, para retomarem suas vidas, conf. Ne 11:25.

Assim, com história riquíssima de significado, HEBRON sempre significou :

BÊNÇÃO SEM MEDIDA,
LUGAR DESEJADO,
LUGAR DE COROAÇÃO !

Um comentário:

  1. A paz do Senhor Jesus!

    Meu nome é Hebron, moro em Praia Grande - SP
    estava procurando significado do meu nome e achei este blog. (hebron.b.cruz@gmail.com)

    Um abraço!!!

    ResponderExcluir