quarta-feira, janeiro 06, 2010

- - A IGREJA QUE AGRADA A DEUS - -

- - by  Rev. Moura Gonçalves - -

Leia 1 . Coríntios 10 : 1 – 11

Devemos ter em mente a necessidade de agradar a Deus. Muitas vezes queremos ser agradados e até lembramos de agradar as pessoas que nos cercam, mas Deus fica em último lugar.

O que será que Deus pensa de você ? Sua vida agrada a Deus ?

O texto em apreço nos informa que Deus não se agradou do povo de Israel (v.5), e nos mostra O QUE Deus não gostou de ver no povo. O v.6 diz: “Ora, estas coisas se tornaram exemplos para nós, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram.”

Observemos O QUE o povo de Deus fez errado no passado, do qual Deus não se agradou. Fazendo o contrário do que o povo fez, podemos fazer com que Deus se agrade de nós.

1 - O povo desviou-se depressa do caminho de Deus - v. 7 – Compare com Êx. 32 : 6 - 8
“...No dia seguinte madrugaram, e ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas. E o povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para divertir-se. Então, disse o SENHOR a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste sair do Egito, se corrompeu e depressa se desviou do caminho que lhe havia eu ordenado; fez para si um bezerro fundido, e o adorou, e lhe sacrificou...”

O povo, que estava vivendo próximo de Deus e de Moisés, desviou-se rapidamente (“o povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para divertir-se”). Também nós facilmente somos tentados em buscar “divertir-nos”, sem ao menos pensar se estamos assim desagradando a Deus.

2 - O povo praticou imoralidade - v.8 - Compare com Nm. 25 : 1 - 18
Eles estavam vivendo de forma imoral, ao ponto em que nem se importavam em tentar esconder o que faziam. Por isso veio sobre eles uma praga que matou a muitos. A imoralidade, seja ela como for (interna ou externa, nos pensamentos ou atos) destrói a vida do homem. Não podemos agradar a Deus vivendo assim. “ ... os que estão na carne não podem agradar a Deus.” - Rm 8 : 8

3 - O povo pôs o Senhor à prova e murmurou - v. 9, 10 - Compare com Nm. 21 : 5 – 6 ; 16 : 41, 49
Eles desagradavam a Deus por ser um povo inquieto, descontente, que reclamava de tudo. Sem razão, porque Deus estava com eles sempre, mas . . . eles não agradeciam o que tinham. Só sabiam murmurar quando entendiam que “algo lhes faltava”.

É importante que aprendamos sobre a esperança e o contentamento: se sempre estamos tristes e reclamando a “falta” de algo, Deus não está contente conosco.

 Leia ainda, comparativamente, os seguintes textos bíblicos:
Sl. 147 : 11; Ec. 2 : 26; Ec. 5 : 4; Jr. 14 : 10; Gl. 1 : 10; Ef. 6 : 6; Cl. 3 : 22; Hb. 11 : 6

1 Tess. 4 : 1
“Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo cada vez mais.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário