segunda-feira, janeiro 04, 2010

- - Perturbadores do Povo de Deus - - ( 5 )

OS FALSOS CRISTOS E OS FALSOS PROFETAS

Para finalizar esta pequena série de textos sobre os contendedores e perturbadores do povo de Deus, lembro os avisos do Nosso Senhor Jesus Cristo, prevenindo os Seus discípulos de que a pregação do Evangelho não seria um evento crescente, de ascendente contínuo. Além da perseguição externa, haveria a falsificação interna.Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: “Senhor, Senhor!” Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: “Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas?” E então lhes direi abertamente: “Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade” (Mt 7.15-23).


1 - Pelo que entendemos, os FALSOS PROFETAS surgem do meio dos VERDADEIROS PROFETAS -

Eles se levantam do meio do rebanho, com pele de ovelhas, mas são lobos com capas de ovelhas. Têm a mesma linguagem e as mesmas práticas das ovelhas de Jesus e até falam isso diante do Senhor: “Em Teu nome nós profetizamos, expulsamos demônios e fizemos muitas maravilhas”.

Observe que Jesus não os chama de mentirosos. Ele apenas diz que não os conhece, o que é muito pior. Além disso, pronuncia a terrível sentença: “Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade”.
Este é o resultado dos falsos profetas. A nós cabe identificá-los não pelas vestes, palavras ou milagres, mas apenas pelos frutos. Isso, aliás, diga-se de passagem, é muito difícil de conhecer, mas é o único recurso. Olhemos para os frutos. Para isso se precisa de muito tempo, pois o resultado não surge de imediato.

2 - Mas, além dos falsos profetas, Jesus também preveniu sobre os FALSOS CRISTOS
- Então, se alguém vos disser: “Eis que o Cristo está aqui, ou ali”, não lhe deis crédito; porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que eu vo-lo tenho predito. Portanto, se vos disserem: “Eis que ele está no deserto”, não saiais. “Eis que ele está no interior da casa”; não acrediteis (Mt 24.23-26).

Veja-se que, se fosse possível, os falsos cristos enganariam até os escolhidos. Perceba então que os falsos cristos só poderão ser pessoas muito prestigiadas e de boa reputação (porém, falsa). A característica principal dessa gente é a produção de “grandes sinais e prodígios”. Ou seja, será um grande sucesso entre as pessoas que valorizam os “milagres” e as “grandes demonstrações de poder”.

A palavra verdadeira, do antigo e eterno Evangelho continua sendo a mesma: “Acautelai-vos!”: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!”


Que Ele mantenha nossos olhos e ouvidos bem abertos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário